Por que um pastejo desuniforme é ruim?

Por que um pastejo desuniforme é ruim?

Um dos maiores problemas enfrentados pelo manejador no método de pastoreio contínuo é o pastejo desuniforme, ou seja, quando o subpastejo e o superpastejo ocorrem simultaneamente.

Esse fenômeno decorre do fato de os animais, por motivos variados, concentrarem o pastejo em determinadas áreas do pasto em detrimento de outras áreas. As áreas onde o pastejo se concentrou ficam superpastejadas e as áreas deixadas de lado, subpastejadas.

Para os animais, o pastejo desuniforme determinará redução do consumo de forragem de boa qualidade, enquanto para o pasto determinará degradação das áreas onde o pastejo se concentrou.

Para o pecuarista, o pastejo desuniforme significa perder a chance de aproveitar parte da forragem disponível para a produção de carne ou leite.

Significa também ter todo o pasto em declínio, já que as áreas não ocupadas pelos animais tenderão a entrar em declínio por causa do subspastejo, ao mesmo tempo em que as áreas de maior concentração do pastejo tenderão a declinar por causa do superpastejo.

Por tudo isso, nas propriedades em que o pastoreio contínuo é utilizado, o formato do pasto e o posicionamento de estruturas como cochos, bebedouros e áreas de sombra deverão ser planejados e posicionados com o objetivo de proporcionar pastejo mais uniforme e distribuição de fezes mais equilibrada.

 

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Pastagens e Alimentação Animal

Por Daniela Guimarães.

Mais Artigos Relacionados

Produtor: como funciona o processo de incubação de ovos?

Durante a incubação, o processo inicia-se com a coleta dos ovos, que deve ser feitas várias vezes ao dia. Para assegurar a qualidade microbiológica, os ovos não devem ser retirados diretamente do ninho para a incubadora, mas sim recolhidos posteriormente, separadamente, sem contato direto com o manipulador.

Por que a ensilagem é essencial na pecuária brasileira?

Segundo Juliano Ricardo Resende, professor do Curso CPT Produção e Utilização de Silagem os custos associados à ensilagem são geralmente maiores do que os custos de manutenção das pastagens. Isso levanta a questão: por que fornecer silagem em vez de manter a oferta de capim durante todo o ano?

Como a terapia floral pode promover saúde e qualidade de vida?

Este curso foi elaborado para atender às necessidades de terapeutas e usuários de Terapia Floral. Ele aborda o histórico dessa prática, sua abordagem, o procedimento de preparação de florais e a condução da anamnese e seleção de essências. Além disso, apresenta as essências dos principais sistemas de florais utilizados.