Por que a fase da creche suína é tão importante?

Por que a fase da creche suína é tão importante?

A fase de creche é a fase seguinte à maternidade, responsável pelos primeiros cuidados do animal. Os leitões chegam à creche após o desmame, com aproximadamente 21 dias de idade e com 5 a 6 kg de peso vivo, permanecendo neste espaço por 65 a 70 dias, tendo como meta 23 kg.

A primeira semana de creche é, geralmente, crítica. Faz-se necessário atentar para a questão da ambiência, sobretudo a temperatura, pois os animais ainda necessitam de conforto térmico com temperaturas mais elevadas.

A creche é uma importante fase de adaptação e transição, na qual ocorrem mudanças em relação à alimentação, antes líquida, para uma alimentação sólida.

Na fase final, os animais já estão acostumados com o ambiente e rotina da creche. A temperatura de conforto é menor, em torno de 24°C a 25°C.

A vistoria diária dos animais na creche é fundamental. Animais que refugam ou que estão machucados são marcados e remanejados para outra baia, para que recebam medicação. Eles não deverão deixar a creche juntamente com o lote saudável.

O manejo adequado e a boa adaptação dos animais na fase de creche permitem que os leitões tenham o desenvolvimento adequado e que possam ser transferidos no período planejado para a fase de recria e terminação.

 

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:


   

Conheça os Cursos CPT da Área Suinocultura
Por Daniela Guimarães.

 

Mais Artigos Relacionados

Produtor: como funciona o processo de incubação de ovos?

Durante a incubação, o processo inicia-se com a coleta dos ovos, que deve ser feitas várias vezes ao dia. Para assegurar a qualidade microbiológica, os ovos não devem ser retirados diretamente do ninho para a incubadora, mas sim recolhidos posteriormente, separadamente, sem contato direto com o manipulador.

Por que a ensilagem é essencial na pecuária brasileira?

Segundo Juliano Ricardo Resende, professor do Curso CPT Produção e Utilização de Silagem os custos associados à ensilagem são geralmente maiores do que os custos de manutenção das pastagens. Isso levanta a questão: por que fornecer silagem em vez de manter a oferta de capim durante todo o ano?

Como a terapia floral pode promover saúde e qualidade de vida?

Este curso foi elaborado para atender às necessidades de terapeutas e usuários de Terapia Floral. Ele aborda o histórico dessa prática, sua abordagem, o procedimento de preparação de florais e a condução da anamnese e seleção de essências. Além disso, apresenta as essências dos principais sistemas de florais utilizados.